A californiana Kirra Pinkerton, 16, é a nova campeã mundial Pro Júnior. Em ondas de meio metro nesta quinta-feira (6) em Jinzun Harbour, Taiwan, ela derrotou a havaiana Keala Tomoda-Bannert na decisão para conquistar o título de melhor surfista sub 18 do mundo.
“Mal posso acreditar, a ficha ainda não caiu”, comemora a surfista local de San Clemente. “Meu objetivo neste mundial era a vitória, então estou bem orgulhosa de chegar até aqui. Foi um dia intenso, com muitas baterias, e passei apertado em várias delas. Foi um evento incrível para mim”, acrescenta.
Na grande final, apesar de ter liderado boa parte da bateria, Kirra passou sufoco e só foi virar nos últimos dois minutos, já que Keala espancou uma esquerda para arrancar 8.20 dos juízes e deixou a californiana em situação complicada.
Mas a californiana reservou o melhor para a sua última onda. Em outra esquerda, ela soltou as batidas de backside para anotar 7.77 e vencer a disputa pelo placar apertado de 15.27 a 15.03.
“Estou satisfeita por ter chegado à final do Mundial Pro Junior. Poderia ter surfado a minha última onda um pouco melhor, mas está tudo bem”, lamenta Tomoda-Bannert, também com 16 anos.
“Kirra e eu tivemos grandes baterias ao longo deste ano. Desta vez ela levou a melhor”, acrescenta a havaiana, que ainda teve a chance de pular na frente na sua última tentativa, mas conseguiu 6.47 e precisava de 7.07 para vencer a disputa.
O Brasil não teve representantes entre as mulheres no Mundial Pro Junior. No Masculino, seguem na briga pelo título Samuel Pupo, Mateus Herdy e Eduardo Motta.
Destes, apenas Samuel entrou na água nesta quinta-feira e mais uma vez fez bonito, deixando o francês Tiago Carrique em combinação de notas com a maior média do dia, 16.14. Com a vitória, Samuca já garantiu vaga na quarta fase.
Ainda pelo terceiro round, Mateus Herdy encara o sul-africano Luke Thompson, enquanto Motta enfrenta o australiano Callum Robson.
Uma nova chamada acontece nesta quinta-feira (6), às 21 horas (de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo site da WSL.
Mundial Pro Junior 2018
Masculino
Terceira fase
1 Samuel Pupo (BRA) 16.14 x Tiago Carrique (FRA) 9.50
2 Kauli Vaast (FRA) 14.70 x Justin Becret (FRA) 8.50
3 Eithan Osborne (EUA) 15.66 x Crosby Colapinto (EUA) 10.37
4 Cole Alves (HAV) 14.74 x Cole Houshmand (EUA) 14.13
5 Te Kehukehu Butler (NZL) 14.66 x Kade Matson (EUA) 5.40
Baterias pendentes
6 Joh Azuchi (JPO) x Marco Mignot (FRA)
7 Yuji Nishi (JPO) x Dextar Muskens (AUS)
8 Callum Robson (AUS) x Eduardo Motta (BRA)
9 Rio Waida (IND) x Luke Slijpen (AFR)
10 Tyler Gunter (EUA) x Jhonny Guerrero (PER)
11 Caleb Tancred (AUS) x I Ketut Aditya (IND)
12 Mateus Herdy (BRA) x Luke Thompson (AFR)
Feminino
Resultados
1 Kirra Pinkerton (EUA)
2 Keala Tomoda-Bannert (HAV)
3 Samantha Sibley (EUA)
3 Zahli Kelly (AUS)
5 Alyssa Lock (AUS)
5 Sol Aguirre (PER)
5 Minami Nonaka (JPO)
5 Alyssa Spencer (EUA)