A paradisíaca praia dos altos coqueiros Porto de Galinhas (PE), mais precisamente o pico do Borete na Alameda do Surfe, será palco de etapa do Pernambucano de Surf Cyclone 2024 apresentado pela Fu-Wax, valido pela primeira etapa do circuito pernambucano organizado pela Federação Pernambucana de Surf (Fepesurf). o evento acontece nesta sexta-feira, dia 8 de março até domingo, dia 10 de março.
Atletas de vários estados disputarão em 13 categorias, masculina e feminina, do mais tradicional e disputado circuito da região. Todas as categorias estão completas e em algumas, o número de vagas foi ampliado para atender a grande demanda de pedido de inscrições.
No primeiro dia de competição, só entrarão no mar os profissionais com chamada às 08h30 para início às 9 horas.
Entre os homens, estarão em disputa as categorias: Profissional, Master, Grand Master, Kahuna, Grand Kahuna, Legend, Adaptado, Sub 12, 14, 16 e 18. Na Feminina serão Sub 14 e Open.
Entre os atletas, o jovem surfista Luan Ferreyra, que faz parte da seleção brasileira e um dos mais jovens integrantes do seleto grupo que participa do principal torneio da CBSurf (Confederação Brasileira de Surf) detém o título de campeão pernambucano 2023 como Profissional e Sub 18, onde foi o único a vencer as três etapas disputadas.
Outro a ser batido para quem almejar a honraria do título pernambucano é o potiguar Junior Rocha, que defende o título de 2023 em três categorias (Master, Grand Master e Kahuna).
Também vai competir o excelente surfista Roberto Pino, bicampeão mundial de surfe adaptado, que coleciona fãs entre as celebridades do surfe mundial com suas performances impressionantes.
Cláudio Marroquim foi o grande destaque que dominou o cenário em 2023, vencendo as duas categorias para os mais experientes com o título na Grand Kahuna e Legend.
“É muito gratificante participar de mais um ano no circuito pernambucano. O circuito que só vem crescendo. A Fepesurf junto com a CBSurf abraçou a categoria do Surf Adaptado, e hoje, o surfista profissional, em todas as categorias, tem emprego. Espero participar de todas as etapas e defender meu título de campeão. Vou correr em três categorias: Grand Master, Kahuna e Adaptado. Estou muito feliz em competir com meu filhão, Otávio, que também vai disputar a Adaptado, vamos com tudo, esse ano vai ser maravilhoso principalmente com essa estrutura enorme”, ressalta o bicampeão mundial Roberto Pino.
“Serão três dias de competição. Aumentamos de dois dias do ano passado para três nesse ano e lotamos todas as categorias. Na profissional eram 24 vagas, passamos para 32. Teremos a melhor estrutura dos estaduais brasileiro com área climatizada. Na parte técnica contaremos com sistema de transmissão ao vivo, replay e prioridade”, comemora Geraldo Cavalcante, diretor de relações institucionais da CBSurf e membro do Conselho Consultivo da FEPESurf
A premiação para os finalistas da categoria profissional será de R$ 15 mil, os vencedores das categorias Master e Kahuna ganharão uma prancha e todos os primeiros colocados das demais categorias, receberão blocos. E do segundo ao quarto colocado, ganharão kit’s e troféus.
“A Fepesurf abre mais uma temporada de competições no estado, ratificando a posição de destaque dos atletas pernambucanos no cenário nacional. Temos atletas disputando e vencendo importantes eventos nacionais e internacionais, estarão em Ipojuca campeões brasileiros e mundiais”. Disse Pedro Lima, presidente da Federação Pernambucana de Surf.
Resultados – Campeões Pernambucanos 2023
Sub 12
1 Kellyson Carmeiro (CE)
Sub 14
1 José Alvimar (PE)
Sub 16
1 Enrique Neves (PE)
Sub 18
Luan Ferreyra (PE)
Master
1 Junior Rocha (RN)
Grand Master
1 Junior Rocha (RN)
Kahuna
1 Junior Rocha (RN)
Grand Kahuna
1 Cláudio Marroquim (PE)
Legend
1 Claudio Marroquim (PE)
Longboard
1 Eva Maria (PE)
Adaptado
1 Roberto Pino (PE)
Profissional
1 Luan Ferreyra (PE)
Open Feminino
1 Nathalia Barrote
Sub 14 Feminino
1 Kaila Brotherhoood
Sub 18 Feminino
1 Nicole Santos