Com grandes chances de se despedir da elite mundial em 2020, o havaiano Ezekiel Lau criticou o resultado final da Vans World Cup na última segunda-feira (2) em Sunset, North Shore de Oahu, Havaí.
Vice-campeão da prova, “Zeke” afirma ter sido atrapalhado pelo campeão, o aussie Jack Robinson, ao cair de um tubo ainda no início da decisão. Jack remava de volta ao outside e os dois acabaram-se chocando no final da onda.
“Quando um surfista se coloca em uma posição ao remar de volta ao outside, não consegue sair da frente e uma colisão acontece, é passível de interferência, cabendo aos juízes determinar se foi acidental ou não”, escreveu Ezekiel em seu perfil no Instagram, referindo-se ao artigo 168.03 do livro de regras da WSL.
“Minha opinião é que somos profissionais, ‘os melhores dos melhores’ e ao meu ver o surfista de branco poderia sim ter saído da frente. Neste vídeo, vocês podem ver que ele teve tempo suficiente para tomar a decisão em qual direção remar”, acrescenta o havaiano, que ganhou apoio de por Billy Kemper e Fred Patacchia no post.
“Aconteceu que a direção que ele escolheu foi exatamente o mesmo ponto onde desenhei a minha linha, que também era a única opção que eu tinha”, exclama o havaiano, que se tivesse ganho a etapa de nível 10.000 entraria no grupo dos surfistas classificados à elite mundial pela divisão de acesso na próxima temporada.
Garantido no Championship Tour em 2020, Jack Robinson respondeu o comentário de Lau algumas horas depois.
“Todos têm sua opinião, mas ali estava em um momento no qual só pensava em chegar a um lugar que parecesse seguro para mim. Tenho o máximo de respeito por você Zeke, por isso nunca tentaria atrapalhar sua onda”, comentou Robinson, que recebeu o suporte de compatriotas como Koby Abberton e também críticas da galera do arquipélago.