Entre os dias 25 e 28 de novembro rolaram dois eventos em um dos picos de surfe mais badalados da cidade do Rio de Janeiro, o canto do Recreio dos Bandeirantes. O segundo Pena PRO-AM Series, válido também como primeira etapa do Circuito Estadual Carioca de Surfe Profissional, e a terceira etapa do Pena Grommets, válido também como segunda etapa do Circuito Estadual Carioca Nova Geração. Os dois eventos são válidos para o ranking da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e realizados pelas associações locais, Associação de Surf do Canto do Recreio (ASCR) e Recreio Surfe Clube (RSC).
No mar, as ondas estiveram maiores nos dois primeiros dias de competição, durante as disputas das categorias profissionais masculino e feminino. A surfista local do Recreio Yanca Costa foi campeã. No masculino, a vitória ficou com o também local Pedro Neves, que fez uma final eletrizante com Ayrton Dylan, Gustavo Fernandes e Pedro Dib. Ao sagrar-se campeão da etapa, saiu na frente na disputa pelo título de campeão carioca em 2021.
Sábado e domingo, o mar baixou e as disputas acabaram sendo realizadas próximo ao canto da Pedra do Pontal, conhecido tradicionalmente como Lambe-Lambe. Ali aconteceram as baterias da Etapa Final, com os atletas representantes da nova geração de surfe do Rio de Janeiro e de outras partes do Brasil, como São Paulo, Ceará, Espirito Santo, Paraíba, Bahia e Paraná.
Um dos destaques do evento amador foi a surfista de Búzios Aysha Ratto, campeã na categoria Sub 18. Com surfe arrojado e competitivo, a competidora esteve presente em todos os pódios dos eventos realizados no ano de 2021. Ashya também subiu no pódio da categoria Sub 16, ficando com a terceira colocação. Outro destaque foi o também surfista de Búzios, Sunny Pires, finalista nas categorias Sub 16 e Sub 18. Sunny foi campeão na Sub 16 e ficou com o quarto lugar na Sub 18. Matheus Jhones foi outro destaque ao vencer duas categorias, a Sub 8 e a Sub 10. Ele surfou uma onda perfeita obtendo a única nota 10 dos quatro dias de campeonato.
O evento também contou com a participação especial do projeto Adaptsurf, um projeto realizado por voluntários que incentiva a prática de surfe por pessoas adaptadas ou com deficiências físicas ou mentais. Com a presença de diversos surfistas adaptados, entre eles, Eduardo Mayr, quarto colocado no World Para Surfing Championship 2020 AmpSurf – o Mundial de surfe adaptado da ISA. Marcou presença também a tetra campeã carioca e campeã brasileira de surfe adaptado Camila Fuchs.
Resultados
Sub 8 Masculino
1 Matheus Jhones
2 Kaleb Henrique
3 Mathias Froes
4 Miguel Leão
Sub 8 Feminino
1 Joana Telles
2 Bia Leal
3 Isabela Pires
Sub 10 Masculino
1 Matheus Jhones
2 Davi Lucas
3 Cauã Diniz
4 Eric Grattz
Sub 10 Feminino
1 Alice Calazans
2 Aninha Dagostini
3 Luciana Coutinho
Sub 12 Masculino
1 Pablo Gabriel
2 Levi da Silva
3 Guilherme Barreto
4 João Peixoto
Sub 12 Feminino
1 Sofia Tinoco
2 Lanay Thompson
3 Maria Eduarda Viana
4 Brenda Calazans
Sub 14 Masculino
1 Rickson Falcão
2 Guilherme Lemos
3 Nathan Hereda
4 Pablo Gabriel
Sub 14 Feminino
1 Paloma Olivero
2 Sarah Ozorio
3 Sofia Tinoco
4 Lanay Thompson
Sub 16 Masculino
1 Sunny Pires
2 Cauet Frazão
3 Guilherme Lemos
4 Nathan Hereda
Sub 16 Feminino
1 Sarah Ozorio
2 Luana Paes
3 Aysha Ratto
4 Paloma Olivero
Sub 18 Masculino
1 Kainan Meira
2 Caio Knappi
3 Rafael Lutfy
4 Sunny Pires
Sub 18 Feminino
1 Aysha Ratto
2 Paloma Olivero
3 Luana Paes
4 Sarah Ozorio
Profissional Masculino
1 Pedro Neves
2 Ayrton Dylan
3 Gustavo Fernandes
4 Pedro Dib
Profissional Feminino
1 Yanca Costa
2 Karol Ribeiro
3 Julia Duarte
4 Maju Freitas
Master Masculino
1 Sergio Fernandes
2 Erik Petric
3 Flavio Costa
4 Eduardo Chalita