Projeto Surf Salva

Turma formada em Cascavel

Corpo de Bombeiros conclui mais uma turma do Projeto Surf Salva em Cascavel (CE).

0
Corpo de Bombeiros fecha mais um grupo no Projeto Surf Salva na praia da Caponga, Cascavel (CE).

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da primeira Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS), concluiu mais uma turma do Projeto Surf Salva. O curso aconteceu, nos dias 10 e 11 de junho, na praia da Caponga, município de Cascavel – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado do Ceará. Ao todo, 21 surfistas concluíram a formação.

“Fiz esse curso pelo Corpo de Bombeiros há mais de dez anos e o considero muito importante para todos os surfistas. Com ele, o aluno aprende a salvar as vítimas, ao invés de ficar só observando sem saber fazer nada. Hoje, muitos dos meus colegas de praia já sabem como abordar, retirar a vítima da água e identificar qual o grau de afogamento. Por isso, considero esse curso muito importante e agradeço toda a corporação pela conclusão de mais essa turma aqui na Caponga”, parabeniza o guarda-vida e empresário José David Lopes.

Com o curso oferecido pelo CBMCE, os alunos-surfistas aprendem técnicas e são capazes de avaliar as condições de atuar na prevenção dos afogamentos, se antecipando aos incidentes e reduzindo as estatísticas desse tipo de ocorrência. Eles também se tornam capazes de aplicar o DLOMA (técnica de socorro às vítimas) com eficiência, além de realizar a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com um espírito na preservação da vida do próximo e respeito ao meio ambiente.

Projeto Surf Salva

O Projeto Surf Salva é uma ação do Corpo de Bombeiros com o intuito de contribuir com a redução do número de afogamentos.

O curso tem conteúdo teórico e prático fornecido por bombeiros militares, que conhecem e estão na praia todos os dias: prevenindo, salvando e aplicando os primeiros socorros.

Com a iniciativa, a corporação ensina aos surfistas formas de ajudar a prevenir, salvar e a aplicar o suporte básico de vida, sem que para isto se torne uma vítima da situação.

Fonte SSPDS