Piscina de ondas

Perfeição japonesa

Piscina da ondas do Surf Stadium Shizunami, construída para ser uma espécie plano B para o surfe nas Olimpíadas de Tóquio, segue com altas ondas.

0

 

 

Alguns pensam que elas não merecem atenção porque ajudam o surfe a perder sua essência, já outros acreditam que a evolução do surfe, leia-se manobras inovadoras, passa necessariamente por elas. Mas o fato é que as piscinas de ondas emergem como uma alternativa fundamental, especialmente para aqueles que residem distantes do mar e querem se manter no rip.

Comparando com os hoje moderníssimos skateparks que foram fundamentais para a evolução do skate, as piscinas têm um papel análogo em nosso esporte. No panorama acirrado pelo desenvolvimento desse tipo de tecnologia, com inúmeros novos locais artificiais surgindo globalmente, incluindo a iminente inauguração da maior já construída, uma colaboração da Kelly Slater Wave Company em Abu Dhabi, destaca-se um local que tem sido subestimado: o Surf Stadium Shizunami, no Japão.

A piscina japonesa, construída antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, foi inicialmente concebida como um centro de treinamento para atletas, e, segundo relatos, como uma alternativa caso os organizadores optassem por não realizar as competições no oceano.

No vídeo acima o que chamou atenção foram os tubos extraordinariamente perfeitos, surfados por Joji “George” Mori, um engenheiro de ondas e funcionário do local.

“Este é um emprego dos sonhos porque eu consigo me relacionar com a tecnologia das ondas”, compartilhou George com a Wavepool Mag.

“Estou feliz por trabalhar aqui. Estudei engenharia mecânica, mecânica dos fluidos, termodinâmica, e agora faço parte da equipe de manutenção”, festeja.

O Surf Stadium Shizunami adota a tecnologia PerfectSwell da American Wave Machines, a mesma presente em locais como Waco Surf e Boa Vista Village.

No vídeo os Sickos (definidos pela Surfer: uma versão da Geração Z do Jackass) – fazem um test drive divertido.

Apesar de deixar a desejar no quesito surfe, vale assistir por conta da perfeição da onda. Abaixo Masatoshi Ohno, ídolo do surfe nipônico, faz as honras.

 

Fonte Sickos e Perfect Swell