Anita Garibaldi

Imbituba ganha mural

Mural homenageia 200 anos de Anita Garibaldi no mirante da Praia do Porto, Imbituba (SC).

0
Homenagem aos 200 anos de Anita Garibaldi.

Um mural com mosaico em homenagem aos 200 anos de Anita Garibaldi será inaugurado nesta quinta-feira (4) às 15 horas, no mirante da Praia do Porto, em Imbituba (SC). Segundo os criadores, a obra vai chamar atenção pelo tamanho e detalhes. A ceramista e surfista Liz Panek conta um pouco sobre a idealização deste trabalho, que foi premiado pelo Procult em 2021.

A personagem histórica Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita Garibaldi, é uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. Ela nasceu em Laguna (SC), em 30 de agosto de 1821. Aos 18 anos, já separada do primeiro marido, conheceu e apaixonou-se pelo italiano Giusepe Garibaldi, quando as tropas farroupilhas desembarcaram em Laguna para tomar a cidade.

A relação entre Anita e Imbituba começou em 4 de novembro de 1839. Acontecia no mar de Imbituba a batalha naval entre os imperiais, que defendiam o Governo, contra os republicanos revolucionários. A valente Anita aprendeu a lutar e participou da batalha de igual para igual contra os soldados do Governo. Durante a batalha, muitos homens, cansados e feridos, queriam desistir, mas a força de Anita, que se manteve firme o tempo todo, encorajou-os a voltarem a lutar.

“Anita foi uma feminista muito antes do feminismo”, define Liz Panek.

É com este enredo que a mosaicista Liz Panek decidiu reproduzir a imagem de uma das mulheres mais altivas e importantes em sua época. Ela se entregou não só aos detalhes do seu trabalho, mas à história por traz desta heroína e mulher, que não se dava por vencida mesmo quando as coisas ficavam complicadas. Surfista há mais de 30 anos, entre uma queda e outra, Liz Panek idealiza seus trabalhos, dá aulas sobre mosaico, participa de concursos, exposições e ainda dirige um grupo de artesãos em Imbituba e região.

“Considerando a época em que viveu e as atitudes que tomou, Anita é dos maiores testemunhos de destemor e determinação femininos que se conhece. Trata-se de promover, pela figura de Anita, a afirmação feminina, nossos direitos, para que venhamos a ter uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma Panek.

Ainda segundo ela, para muitos isto ainda choca no mundo que vivemos. “Ela representa bem esses ideais de luta pela liberdade pessoal e política, no momento em que as mulheres reivindicam seus direitos. Mas, certamente, era uma mulher que não se conformava com os estereótipos e lugares designados às mulheres de seu tempo, e mesmo do nosso tempo”.

A artista trabalhou no projeto ao longo de aproximadamente 30 dias. Muitos pedaços de azulejos, pastilhas, vidro blindex, cerâmica modelada e esmaltada, e tudo mais que é aplicado em um mosaico, se juntaram para formar uma das obras mais imponentes já feitas em Imbituba.

“Valeu cada minuto que precisou se dedicar. Representa não apenas os meus sentimentos como mulher, mas os de todos por um mundo mais justo e igualitário”.

Para saber mais sobre o Mosaico de Anita Garibaldi no Instagram, clique aqui.