Olho de Peixe

Aleko expõe em Maresias

Exposição “Olho de Peixe” traz fotos de Aleko Stergiou, a partir desta quarta-feira (7), na Praça do Surf, em Maresias, São Sebastião (SP).

0

Um dos mais renomados fotógrafos especializados em surfe do País, Aleko Stergiou está completando 20 anos de trajetória e, para comemorar a data, será realizada a exposição “Olho de Peixe”. O atual fotógrafo e filmmaker do Instituto Gabriel Medina (IGM) foi convidado pela Prefeitura de São Sebastião a apresentar ao público um pouco de seu trabalho, que ficará exposto de quarta-feira (7) até o dia 25, na Praça Internacional do Surf, na Praia de Maresias, sem dúvida um lugar com total identidade com o tema.

A mostra – realizada através da Secretaria Municipal de Turismo e da Fundação Deodato Santana – terá a abertura oficial nesta quarta-feira (7), às 19 horas. Aleko selecionou imagens ligadas ao surfe e visuais da natureza, feitas na cidade, sobretudo em Maresias, onde construiu uma relação importante de sua carreira.

O destaque ficará para o ídolo máximo do surfe brasileiro, Gabriel Medina, primeiro brasileiro campeão mundial e que projetou São Sebastião internacionalmente, primeiro com sua conquista nas ondas e depois com a criação do IGM. “Teremos fotos de vários surfistas locais. Fui convidado pela Prefeitura e fiquei honrado, ainda mais que hoje moro em Maresias, trabalhando no IGM e tenho um contato ainda maior”, afirma Aleko.

“Estou completando 20 anos de fotografia de surfe, um sonho que virou realidade, com muita persistência e dedicação. Maresias é um lugar especial para mim, onde aprendi a fazer a fotografia aquática”, ressalta o fotógrafo.

Aos 40 anos de idade, Aleko Stergiou começou a fotografar no final de 1998, por hobby, incentivado por amigos. “Já tinha na família a veia fotográfica, através do meu avô. Depois de uma viagem para a Grécia, comprei uma câmera, comecei a fotografar e o surf virou objetivo”, lembra Aleko, que já viajou, como fotógrafo para o Havaí, Taiti, Indonésia, África do Sul, Espanha, Ilhas Canárias, Alemanha, Holanda, Grécia, Peru, Chile, Ilha de Páscoa, Panamá, El Salvador, Nicarágua, Ilhas Maldivas, Emirados Árabes e Ilhas Tuamotu, além de todo o litoral brasileiro.

Ele se orgulha de ter um acervo especial de fotos de Gabriel Medina, desde o seu início como competidor e também fez imagens de grandes nomes do surf mundial. “Tenho uma foto em especial com dois grandes ícones, Kelly Slater e Andy Irons, que ficou bem conhecida no mundo inteiro”, conta Aleko, que hoje se dedica ao projeto criado justamente por Medina, na Praia de Maresias, para formar novos valores do surfe.

“Trabalhar no IGM é uma honra e um prêmio a todos estes anos de dedicação à fotografia de surf. Participar de um projeto tão grandioso e fenomenal é um prazer, pela estrutura incrível para a nova geração do surf brasileiro e, principalmente, o amor que a família Medina dedica a esta iniciativa, que terá vida longa com certeza. Só tenho a agradecer a confiança no meu trabalho”, completa.