A menos de um dia para o início da temporada da tainha no Sul do País, um tradicional rancho de pesca pegou fogo nesta sexta-feira (30) na Praia do Campeche, Florianópolis (SC). Ninguém ficou ferido.
Segundo a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), o incêndio começou ainda na madrugada. Além da estrutura, duas embarcações e 50 redes de pesca foram consumidas pelas chamas. O mesmo local já havia sido alvo de incêndio em 2016.
Em solidariedade aos pescadores, a ASC (Associação de Surf do Campeche) criou uma vaquinha virtual para ajudar a reconstruir o rancho. “A ASC quer provar que o surfe e pesca podem e devem conviver pacificamente”, destaca a Associação.
“Em solidariedade à Associação dos Pescadores Artesanais, na pessoa dos senhores Pedro e Aparício, a diretoria da ASC vai promover essa campanha de ordem social, visando ajudar e auxiliar na arrecadação de fundos para a reconstrução do Rancho, das canoas e redes, visando manter a cultura da pesca, que tem uma história centenária pela família Manoel Deca Rafael, uma tradição, hoje sendo patrimônio da cultural da comunidade”, completa a nota da ASC, assinada pelo presidente da entidade Jussemir Junior, o Kokinho.
A suspeita de um ato criminoso ainda não foi confirmada pela polícia. Uma perícia será feita no local para determinar o que causou o incêndio.