Lucas Silveira (BRA) venceu o Santa Cruz Pro no último sábado (16), após final contra Gatien Delahaye (FRA) em ondas de um metro e meio na Praia do Norte em Santa Cruz, Portugal.
Última parada do European Qualifying Series (QS) masculino da World Surf League (WSL) 2021-22, o evento determinou os 9 melhores surfistas que compõem a lista oficial de qualificadores para a Challenger Series de 2022.
“Estou me sentindo tão bem agora”, disse Silveira. “A final foi meio estranha, acho que nós dois esperávamos que o outro conseguisse grandes pontuações, mas a maré estava super alta e não havia muitas boas oportunidades. Foi uma grande batalha até o fim”.
Silveira reside meio período em Portugal, e conquista uma segunda vitória em QS no país. “Isso significa que todo o trabalho duro está começando a valer a pena e definitivamente me dá muita confiança para ir para a Austrália em breve”, acrescentou Silveira.
Apesar de não se qualificar através do European Qualifying Series, Silveira é wildcard substituto do CT nos dois eventos de abertura do Challenger Series na Austrália.
Na final, Silveira marcou 6,00 pontos logo de cara. O brasileiro tem sido extremamente consistente, marcando 6 pontos ou mais em sua primeira onda pela nona vez em uma bateria nas últimas semanas em Portugal. Delahaye teve um início mais lento, pois sua seleção de ondas não permitiu que ele mostrasse muito de suas capacidades de surfe aéreo ou de energia nas primeiras tentativas.
O francês respondeu no meio da final, com um 6,73 em um combo de duas manobras de backside para colocá-lo de volta na luta. Com apenas 3 minutos no relógio, Delahaye virou a bateria com um único ataque para a direita. Marcou 6.10 e empurrou Silveira contra as cordas.
Os últimos minutos foram tensos, com os dois surfistas pegando uma onda. Quando o locutor finalmente falou as últimas pontuações em voz alta, Silveira comemorou o título da etapa.
Delahaye, de Guadalupe, está em alta nesta temporada de QS na Europa, acumulando dois vice-campeonatos em Israel e Santa Cruz, além de um terceiro lugar em Caparica na semana passada.
“Estou me sentindo ótimo”, disse Delahaye. “Este fim de semana em Santa Cruz foi incrível novamente, Caparica e Israel também foram incríveis. Estou super feliz e quero agradecer a todos que vieram nos apoiar nos eventos.”
Timothee Bisso (FRA) e Justin Becret (FRA) conseguiram pontos suficientes em Santa Cruz para conseguir vagas de qualificação para o CS, superando seu compatriota Thomas Debierre (FRA) no último momento. Eles se juntarão a uma lista A de competidores representando a Europa quando o Snapper chegar em maio, a lista completa de qualificados pode ser encontrada abaixo.
QS Top 10 Europa
1 Maxime Huscenot (FRA)
2 Lucas Silveira (BRA) *Não se classifica pelo CS pela Europa
3 Gatien Delahaye (FRA)
4 Ramzi Boukhiam (MAR)
5 Adur Amatriain (EUK)
6 Jorgann Couzinet (FRA)
7 Gaspard Larsonneur (FRA)
8 Tristan Guilbaud (FRA)
9 Timothee Bisso (FRA)
10 Justin Becret (FRA)
Resultados
1 Lucas Silveira (BRA) 12.93
2 Gatien Delahaye (FRA) 12.83
Semifinal
1 Lucas Silveira (BRA) 14.16 def. Kauli Vaast (FRA) 10.84
2 Gatien Delahaye (FRA) 16.16 def. Ramzi Boukhiam (MAR) 5.87
Quartas de final
1 Kauli Vaast (FRA) 17.10 def. Mihimana Braye (PYF) 12.27
2 Lucas Silveira (BRA) 14.47 def. Charly Quivront (FRA) 9.83
3 Gatien Delahaye (FRA) 13.00 def. Thomas Ledee (FRA) 7.10
4 Ramzi Boukhiam (MAR) 11.73 def. Nicolas Paulet (FRA) 8.77