A cidade de Natal (RN) recebe no mês de novembro um evento inédito, o Surf Dog Festival. A modalidade vem conquistando muitos adeptos no país, um dos mais ativos no segmento pet do planeta.
Marcado para o dia 27 de novembro, a partir das 14h, na praia de Miami, o Surf Dog Festival vai contar com a participação dos grandes campeões: Bono (RJ), Maya (ES) e Parafina (SP), além dos inscritos do Rio Grande do Norte e de outros estados.
As apresentações do cão Bono, pentacampeão mundial e recordista mundial por surfar a onda mais longa (Guiness Book), da cadela Maya, bicampeã mundial e de Parafina, terceiro lugar na categoria principal do mundial de Surf Dog, serão um show a parte.
O Surf Dog é uma prática muito comum nos Estados Unidos. Natal foi escolhida porque as praias estão liberadas para os cachorros. O Programa Petzoo foi o responsável pelo projeto de Lei que derrubou uma lei que proibia cachorro na praia e criou outra que permite cachorro nas praias da capital – projeto elaborado com o então vereador Sandro Pimentel, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito Álvaro Dias. Qualquer cão saudável poderá participar.
Ao fazer a inscrição, o responsável assinará um termo autorizando o cão a participar do evento e as inscrições serão abertas a partir de 1 de novembro, através do site www.programapetzoo.com.br.
O Rio Grande do Norte teve seu primeiro Surf Dog Festival em janeiro de 2017, na praia de Pirangi, quando 39 cães surfistas participaram do evento. A prancha dos cães é preparada com uma borracha especial para evitar que o cão escorregue. Os cães também recebem um colete salva-vidas e, na areia, uma equipe de primeiros socorros paras cães, estará a postos.