Em 1979, o sul-africano mestre dos tubos, Shaun Tomson, em parceria com outros investidores, criaram uma marca de surfe que seria uma das mais icônicas e valiosas do mercado internacional nos anos 80 e 90.
Naquele momento, a liderança de vendas era disputada com a Quiksilver e a Gotcha.
O nome da marca foi criado pela inspiração de Shaun Tomson. Segundo ele, a escolha foi descrita da seguinte forma: “Pensei na minha parte favorita da experiência de surfar; no fundo do tubo, minha mente estava clara, num estado de espirito perfeito, alinhando as minhas manobras ao meu próprio ritmo interior, isso era Instinct.”
Pai do tube riding moderno a definir os padrões em Pipeline, Shaun Tomson sempre apostou em patrocinar surfistas renomados, como os também campeões mundiais Tom Carrol ou Barton Lynch, ambos da Austrália. Essa estratégia de marketing não era original, todavia os slogans publicitários eram verdadeiramente originais. Alguns ficaram na memoria, como os clássicos: “Surfing is Life, the rest is Details”, ou “Waiting for waves is OK. Most people spend their lives waiting for nothing”.
Com todo este legado, Shaun Tomson decidiu relançar a marca na Austrália em 2021, e este ano o quartel general da empresa regressou à cidade de Durban. A expectativa para 2024 é expandir-se no mercado norte americano e estar pronta para conquistar outra vez uma posição destacada no mercado do surfe, em nível global.
Assista mais vídeos no canal Shaun Tomson.
Fonte Surf Total