Meio ambiente

Fraude da reciclagem do plástico

Estudo revela ineficácia da reciclagem perante a poluição plástica. Relatório responsabiliza grandes empresas petroquímicas pela narrativa construída.

0
Estudo do Center for Climate Integrity (CCI) alerta sobre fraude na reciclagem de plástico.

A entidade Center for Climate Integrity (CCI) divulgou neste mês de março um relatório intitulado “A fraude da reciclagem de plástico”, em que mostra como a reciclagem não é uma solução viável para enfrentar a poluição plástica.

O relatório denuncia a construção de uma narrativa ao longo de várias décadas que teve o objetivo de moldar a opinião pública de modo a proteger a indústria do plástico, bem como responsabiliza empresas petroquímicas como a DuPont e a ExxoMobil, atualmente a principal produtora mundial de plásticos de uso único.

A reciclagem do plástico começou a ser apresentada como uma solução viável nos anos 80, apesar de relatórios realizados pelos próprios produtores de plástico indicarem que “a reciclagem não pode ser considerada uma solução permanente para resíduos sólidos, pois apenas prolonga o tempo até que um item seja descartado”.

A maior parte do plástico não é reciclado

Entre 1950 e e 2015, mais de 90% dos plásticos foram enviados para aterros, incinerados, ou simplesmente acabaram no meio ambiente – isto porque a maior parte dos plásticos, na verdade, não pode ser reciclada, por cinco principais motivos, alguns plásticos usados não têm compradores para a fabricação de novos produtos, existe muita variação entre os plásticos, o que limita serem reciclados, os plásticos degradam-se, podendo quase sempre ser reciclados apenas uma vez, no máximo duas, os plásticos liberam químicos tóxicos que atrapalham na reciclagem, reciclar é mais caro do que criar plástico virgem.

Segundo o relatório, a indústria do plástico, consciente destas limitações, avançou com campanhas para convencer o público de que a reciclagem seria a solução para a poluição plástica, com enorme sucesso: pesquisas de opinião feitas pelo Conselho Americano de Plásticos mostraram que “favorecer a reciclagem dos plásticos aumentou 12% entre agosto de 1992 e abril de 1997”. Alyssa Johl, vice-presidente jurídica e consultora-geral do CCI afirma que esta campanha “provavelmente violou leis destinadas a proteger consumidores e o público contra má conduta corporativa e poluição”.

Com a publicação deste relatório, a CCI espera que a indústria do plástico não só seja responsabilizada, mas também que seja pressionada a mudar o seu modelo de negócios.

Fonte Surf Total