Mick e o tubarão

Ataque ou acidente?

0
980x552

Mick Fanning e o tubarão: encontro marcou mais uma das cenas mais impressionantes da história do esporte. Foto: © WSL / Kirstin

 

Inacreditável, mas Mick Fanning saiu vivo e ileso do susto mais sinistro de sua vida. Este episódio foi um dos mais bizarros da história do surf, mas, diferente do que muitos estão dizendo, isto não foi um ataque. Se fosse, os danos ao surf e ao tricampeão mundial seriam irreversíveis!

Agora, falando em danos, os causados pelo homem ao ambiente acabaram fazendo dos tubarões os vilões da história, quando os verdadeiros malfeitores fomos nós mesmos, que acabamos com seus ecossistemas e violentamos toda uma cadeia alimentar, como ocorreu no Recife, por exemplo.

No caso de Mick, na minha opinião, foi apenas um simples acidente de percurso. Imaginem quantos bichanos não passaram por ali durante a competição sem serem vistos? O tubarão não estava ali para devorá-lo ou para acabar com a festa, diga-se de passagem.

Os intrusos ali eram os surfistas e, graças a Deus, realmente não é da natureza do tubarão atacar seres humanos. Se fosse, ele o faria e o surf teria a maior tragédia de sua história. Pior ainda, tudo ao vivo para milhões de pessoas!

Enfim, para a sorte de Mick Fanning e de toda comunidade do surf, na África ainda temos algum equilíbrio ambiental e, mesmo com seu litoral infestado de tubarões, os ataques são proporcionalmente raros por lá.

Fica a dica para que cada vez mais o ambiente seja preservado, porque depois de atacada, mesmo sem querer, a natureza costuma revidar de alguma forma.