Upcycle Contest

Finalistas definidos

0

Na noite de sábado (1/10), a Vissla realizou a exposição final do Upcycle Contest 2016. O local escolhido para a exposição foi a Flutuar Concept Store, em São Paulo, que ainda não foi inaugurada, mas abriu suas portas exclusivamente para receber os projetos e amantes do surfe.

 

Em sua primeira edição no Brasil, o concurso reuniu 10 projetos finalistas vindos de quatro estados do país. Destes, três também foram selecionados para disputar a final global na Califórnia, no final deste mês.

O concurso reuniu as novas mentes criativas com ideias, materiais e processos dos mais variados, com pessoas que já trabalham com a fabricação de pranchas a quem nunca havia shapeado antes.

Caixinhas de leite, garrafas pet, shapes de skate, restos de bloco, tubos de pvc, restos de materiais de comunicação visual, alças de malas, tábua de passar roupa, pedaços de madeira Agave, a criatividade foi longe na busca da matéria-prima para a produção do projeto.
Com isso foram produzidos inúmeros objetos, desde handplanes com designs variados, pranchas “fishes”, assimétricas e pranchas de stand up.

A expectativa da noite era grande, mas o grande feito do concurso foi ter reunido os novos “Creators & Innovators” e fazer com que eles trocassem ideias, histórias de vida e fizessem novas amizades.

 

Como jurados dos projetos, estavam presentes os embaixadores da marca Henrique Perrone (Ogro Surfboards), Rodrigo Matsuda (Lasca Surfboards), o fotógrafo Jair Bortoleto e o surfista Andrew Serrano, que avaliaram os finalistas de acordo com os critérios de design, estética, inovação, criatividade e funcionabilidade.

 

Para surpresa de todos houve empate entre o primeiro e segundo colocado e o desempate foi feito no critério sustentabilidade.

Em terceiro lugar ficou o projeto de Guilherme Drullis, com um mini-model (ajoelhou tem que surfar) feito com um pedaço de isopor encontrado na rua, lona plástica, silver-tape e tinta acrílica, levando como prêmios um quadro com uma imagem do fotógrafo Fábio Minduim e outro com uma foto de uma prancha assimétrica feita por Jair Bortoleto.

 

Em segundo lugar, levando uma alaia feita por Rodrigo Matsuda (Lasca Surfboards), o shaper Filipe Blanco inovou com seu projeto Ovni Asymmetric, criando uma prancha didática que apresenta as diversas formas do design e processos de produção, mesclando o atual com o antigo, finalizando com um visual “mural de fotos” em homenagem às pessoas que o inspiraram ao longo de sua carreira.

O grande vencedor da noite (ou vencedores, uma dupla), Henrique Silva e Thales Costa levaram uma biquilha feita por Henrique Perrone (Ogro Surfboards). Conseguindo o desempate no critério sustentabilidade, a dupla produziu uma handplane com um bloco feito a partir de caixinhas de leite e papel Holler, alça de mochila velha e laminação em epóxi.

A noite foi embalada com as trilhas do DJ Kbeça, muita Corona gelada e a presença do California Burger Truck. Quem compareceu ainda pôde assistir o novo filme da Vissla, Dream Steeple, no telão e conhecer o espaço exclusivo da marca com os produtos da nova coleção.

Este concurso é voltado para a comunidade do surfe e tem como intuito a conscientização e experiência na transformação do lixo em algo de útil para o esporte.