Cine Surf

Santos respira sétima arte

0

Mostra apresenta produções de filmes de surf em Santos (SP). Foto: Amaro Neto.

A primeira edição da Mostra Cine Surf 2012 aconteceu entre os dias 17 e 21 de janeiro no SESC (Serviço Social do Comércio) de Santos (SP).

Foram realizadas atividades gratuitas que teveram como principal objetivo valorizar e difundir a produção cinematográfica brasileira dedicada ao esporte.

No evento foram apresentados curtas, documentários, longas, além de um workshop sobre a produção de filmes voltados para o surf.

O surfista profissional Gilmar Silva, um dos protagonistas do longa Arquivos, exibido no sábado, marcou presença no evento.

“O pessoal do Cine Surf está de parabéns. O SESC também foi importante, pois cederam o espaço para fazer o surf crescer na cidade e no país”, diz Silva.

Nildo Ferreira foi um dos instrutores do workshop. O roteirista e diretor produziu o curta Aloha, protagonizado por surfistas com necessidades especiais como Robson Careca e Octaviano Bueno, o Taiu.

A película recebeu o prêmio de Melhor Documentário no Festival Curta Santos e no quinto Festival Curta Cabo Frio. Além disso, o filme foi selecionado para participar do 22º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, FEST (Festival do Cinema Jovem) realizado em Portugal e Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência.

“Existe muitos vídeos de surf, mas filmes com apelo cinematográfico têm poucos”, avalia o diretor.

Os organizadores também ficaram satisfeitos com a mostra. “Se unir ao SESC em uma ação que compreende que o surf não é só um esporte, mas também um estilo de vida vem ao encontro da essência do Projeto Cine Surf”, comenta Bruno Espósito, criador do projeto ao lado de Marcos Quito.