ISA World Longboard

Equipe brasileira no páreo

Brasil lidera ranking por equipes do ISA World Longboard Championship 2024, em El Salvador. Rodrigo Sphaier e Carlos Bahia avançam e Atalanta Batista e Luana Soares disputam repescagem.

0

Ondas perfeitas entre 4 e 6 pés criaram o cenário ideal na última terça-feira (23) para o ISA World Longboard Championship 2024, em El Sunzal, El Salvador. Aconteceu a conclusão da Rodada 3 do evento principal masculino e feminino, além das Rodadas 2 e 3 da repescagem feminina e das Rodadas 3 e 4 da repescagem masculina.

Quatro equipes dividem a liderança do ranking, cada uma com quatro surfistas ainda na disputa. Brasil, França e Filipinas estão empatadas com o Japão, que tem uma ligeira vantagem por ser o único país com todos os seus quatro surfistas no evento principal. Todos os times estão com 3720 pontos. Clique aqui e confira ranking completo por equipes.

Carlos Bahia avança de fase nas ondas de El Sunzal.

O Brasil segue com seus quatro atletas na competição, porém, Atalanta Batista e Luana Soares caíram para repescagem, mas continuam com chances no torneio. Ambas disputam a Repescagem 4, que ainda está em formação. Até o momento Atalanta duela contra italiana Ginger Caimi e Luana enfrenta a norte-americana Kaitlin Mikkelsen.

Já no masculino, Rodrigo Sphaier e Carlos Bahia estão na Rodada 4 do evento principal. Rodrigo está na bateria 2 com os havaianos Kai Sallas e Kainala Stewart e o australiano Declan Wyton. Bahia compete na bateria 3 contra o filipino Rogelio Esquievel Jr, o japonês Taka Inoue e o francês Taka Inoue.

A bateria mais emocionante do evento até agora contou com o medalhista de bronze de 2023, Edouard Delpero (FRA), o medalhista de ouro de 2019 Benoit Piccolo Clemente (PER) e o destaque do WSL Longboard Tour, Declan Wyton (AUS).

Aproveitando as condições perfeitas, os surfistas apresentaram uma variedade impressionante de manobras. As pontuações da bateria de todos os três estiveram entre as mais altas do evento até agora, com Delpero conquistando a maior pontuação de onda única (9.23 pontos) e o maior somatório (17.40). Wyton avançou em segundo lugar, apenas 0,03 à frente de Clemente, que foi para a repescagem.

Francês Edouard Delpero faz maiores notas do dia no masculino.

“No papel, seria uma bateria forte, com certeza. Mas na água, eu conheço bem o Declan e o Piccolo, e sei do que eles são capazes”, diz Edouard Delpero (FRA). “Tive sorte na última troca, que me colocou em uma ótima posição. Eu sabia que estava em segundo, só observando o que o Declan faria. Esperei ele fazer sua escolha, e quando ele começou a remar, percebi que havia algo maior por trás, e torci para que não fosse um terceiro surfista, sabe? Só para garantir a vitória. Então, quando vi a onda, sabia que havia uma linha em potencial, então fiquei feliz em pegá-la e fazer a pontuação necessária.”

Várias outras baterias fortes preencheram o restante da Rodada 3 do evento principal masculino, com destaques para os japoneses Kai Hamase e Taka Inoue, Kaniela Stewart (HAV), o medalhista de bronze de 2023 Rogelio Esquievel Jr (PHI) e o campeão mundial de 2010 Rodrigo Sphaier (BRA).

Honolua Blomfield (HAV), tricampeã de Longboard da WSL, encontrou as melhores ondas do dia, conquistando 8.00 pontos, a maior pontuação de onda única para as mulheres e o maior somatório, 12.83.

No feminino, havaiana Honolua Blomfield consegue maiores notas.

“Sinto que definitivamente tendo a lidar com condições como essas em casa”, fala Blomfield. “Enfrento situações parecidas há muito tempo em Pipeline e Pupukea, por exemplo, onde pego bancos de areia. Pego o máximo de ondas possível, então estou acostumada. Mas confesso que hoje foi um desafio. Adoro competir na ISA. Acho que o surfe em equipe é algo muito legal, algo que não temos na maior parte do ano. Quando me chamaram, pensei: ‘Claro que vou'”.