Kelly Slater

10 momentos memoráveis

Revista Surfer publica lista com 10 feitos da carreira de Kelly Slater no Tour Mundial e fora das competições.

0
Kelly Slater em ação no Pro Bells Beach 2024, Austrália.

Kelly Slater teve uma carreira longa e histórica, abrangendo décadas, diferentes eras do esporte, os bons e maus momentos, e tudo mais. Depois de mais de 30 anos, seu tempo no CT foi nada menos que histórico.

Mas sua carreira como surfista profissional em tempo integral, que provavelmente chegou ao fim recentemente quando ele sofreu o corte no Margaret River Pro, Austrália, foi repleta de muitos momentos memoráveis, tanto dentro quanto fora das competições.

A revista Surfer preparou uma lista com 10 feitos da carreira de Kelly. Confira:

A última vitória no Tour

Em 2022, dias antes de completar 50 anos, Kelly Slater conquistou o Pipe Pro, Havaí, sua primeira vitória no CT desde 2016, quando venceu em Teahupoo, Taiti. Ganhar em Pipeline foi emocionante para Kelly.

Visivelmente emocionado após a vitória, Slater falou à época: “Nem sei o que dizer. Dediquei minha vida a isso, a tudo isso. Todo o sofrimento, todas as vitórias e toda essa loucura. Eu odiei muito isso. Mas eu simplesmente amo. E é o melhor da minha vida”.

Bateria perfeita em Cloudbreak

Poucos surfistas na história conseguiram a façanha de pegar duas ondas perfeitas com nota 10 em uma mesma bateria. Mas Kelly Slater não é como qualquer outro competidor. Durante o Fiji Pro de 2013, Slater fez o quase impossível: ele conseguiu duas pontuações 10 perfeitas em sua bateria contra Sebastian Zietz.

Bateria perfeita no Taiti

Se uma vez não bastasse, Kelly Slater provou que a perfeição pode ser repetida. No Pro Tahiti de 2016, ele novamente conquistou duas notas 10, desta vez contra Keanu Asing.

Nota 10 em Nova York

O evento de Neva York em 2011 foi um momento que se tornou lendário até hoje. Grande parte da magia se deve às previsões certeiras do saudoso Sean Collins. E, para coroar a ocasião, Kelly Slater realizou uma manobra espetacular e arriscada, um aéreo que ficou para a história como um dos momentos mais marcantes.

Nota 10 em Bells

Se há algo em que Kelly Slater é mestre, na verdade, ele é mestre em quase tudo, é em realizar proezas de última hora, sob pressão, quando tudo parece perdido. Um exemplo perfeito disso foi o Pro Bells Beach de 2012. Na final, ele enfrentou Mick Fanning e se viu em uma situação difícil, quase eliminado. Mas Kelly fez o que ele faz de melhor: ele tirou algo do (quase) nada.

Surf Ranch 

Em 2015, Kelly Slater quebrou a internet, como se costuma dizer. Foi o dia em que saiu o primeiro vídeo do Surf Ranch. Um dia que marcou um antes e um depois no surfe, revelando um futuro promissor: com ondas perfeitas e artificiais sob demanda. Quase uma década depois, o cenário global das piscinas de ondas está em plena expansão.

Rodeo Flip em Pipeline

Em um momento de pura espontaneidade durante o Pipe Masters de 1999, Kelly Slater mandou manobra que redefiniu o surfe progressivo. Sem planejar, ele virou de cabeça para baixo e girou lateralmente em uma rotação revolucionária. Mais tarde, Slater descreveu a experiência. “Eu literalmente descobri uma manobra naquela onda. Eu nunca tinha feito essa rotação e lembro-me de ter dito, ‘Ahhh, é assim que faz'”.

Participação em Baywatch (série de TV)

Jimmy Slade. Esse foi o personagem que Kelly Slater interpretou na série de TV Baywatch, um dos dramas de salva-vidas mais populares da época. No entanto, essa participação não é algo que ele considere um grande feito em sua carreira. Anos depois, Slater declarou: “Meu objetivo era surfar, vencer competições e me tornar um surfista profissional. Atuar não era meu foco”. Mas o que realmente importa é que ele também ganhou muitas competições de surfe.

Vitória no Eddie Aikau

Ondas pequenas, ondas grandes, ondas artificiais… Kelly Slater domina todas. É verdade que as ondas gigantes não são sua especialidade, mas ele também não se intimida quando o mar fica grande. Prova disso é sua vitória no Eddie Aikau Big Wave Invitational em 2002.

Rivalidade com Andy Irons

Quando se trata de rivalidades esportivas, Kelly e Andy é uma das mais acirradas. Desde o polêmico J-Bay de 2005, a final de 2003 no Pipe Masters, onde Slater, talvez brincando com Irons, disse: “Eu te amo, cara”, antes da bateria, os dois estavam no auge. A rivalidade entre Slater e Irons elevou o surfe a um novo patamar, impulsionando ambos os atletas a alcançarem níveis de performance nunca antes vistos.

Fonte Surfer