Margaret River Pro 2024

Kelly anuncia aposentadoria

Com emoção, o onze vezes campeão mundial, Kelly Slater, se despede do Tour depois de 30 temporadas.

0

Emoção marca a despedida de Kelly Slater das competições de surfe profissional. Nesta terça-feira (16), após a derrota para Griffin Colapinto no Margaret River Pro, o lendário surfista foi carregado nos ombros até o topo das escadas do Surfers Point, recebendo uma calorosa homenagem do público. Com o resultado, Kelly não passa do corte e anuncia que é seu último ano no CT.

Visivelmente emocionado, Slater relembrou alguns dos melhores momentos de sua carreira e seus planos para o futuro. Ele também deixou em aberto a possibilidade de receber um wildcard para algumas etapas do circuito, incluindo a de Fiji, que acontece entre 20 e 29 de agosto deste ano.

“Tudo chega ao fim e, se você não se adaptar, não consegue sobreviver. Eu não estou 100% motivado como todo mundo está agora. Foi uma vida incrível, rica em memórias”,  diz.

Ao longo de 30 temporadas, Kelly Slater colecionou conquistas impressionantes, incluindo 56 vitórias em campeonatos e 11 títulos mundiais. Considerado um dos maiores surfistas de todos os tempos, ele inspirou gerações de atletas e fãs com seu talento, estilo e espírito inovador.

A aposentadoria das competições marca o fim de uma era, mas abre caminho para novos desafios para Slater. Ele já declarou seu interesse em continuar surfando em alto nível e se dedicar a outros projetos, como a Slater Designs, e a Fundação Kelly Slater, que promove a sustentabilidade ambiental.

É bom lembrar que em 2018, Slater anunciou que se aposentaria do circuito profissional no ano seguinte (2019). No entanto, ele voltou atrás na decisão e continuou competindo. O objetivo, à época, era competir nas Olimpíadas de Tóquio 2020, mas não conseguiu se classificar. Kelly ficou como reserva da equipe dos EUA.

Kelly ainda sonhava em competir nas Olimpíadas de Paris 2024, onde o surfe será disputado em Teahupoo, Taiti. No pico, Slater conquistou cinco vitórias em etapas, incluindo uma final memorável com duas notas perfeitas.

Trajetória do Kelly

A estreia de Kelly, em 1992, no circuito profissional na antiga Association of Surfing Professionals (ASP) já prenunciava um futuro promissor. Slater conquistou seu primeiro título mundial com um evento de antecipação, aos 20 anos, porém, sua primeira vitória veio apenas na sexta etapa, em Hossegor, França.

Uma era de domínio absoluto nos anos 90. Slater conquistou cinco títulos mundiais consecutivos, entre 1994 e 1998, estabelecendo um novo recorde e demonstrando sua hegemonia indiscutível no esporte.

O norte-americano continuou a colecionar títulos mundiais, somando mais seis à sua contagem, entre 1999 e 2011. No ano de 2010, Slater conseguiu sete vitórias em etapas do Tour, outro recorde que demonstra sua capacidade de performance em alto nível durante toda a temporada. De 2012 a 2019, mesmo sem conquistar títulos mundiais nesse período, Slater continuou a competir em alto nível, alcançando pódios e se mantendo na elite do surfe mundial. Em 2022, Kelly faturou pela oitava vez a etapa de Pipeline do CT.

Legado de Slater

Slater popularizou manobras progressivas como o 360° e Rodeo Flip, introduzindo uma nova dimensão de fluidez e radicalidade ao esporte. Sua influência continua moldando a progressão do surfe até hoje. Kelly, em 2002, então hexacampeão mundial, venceu o tradicional Eddie Aikau, em Waimea Bay, Havaí. Mostrando que também é diferente nas ondas grandes.

Kelly nas ondas artificiais do Surf Ranch.

Além de inovar no mar, Kelly usou todo conhecimento na criação do Surf Ranch, onde não se limitou a surfar apenas no oceano. As ondas artificiais abriram um leque de novas possibilidades para treinamento, competição e entretenimento. Sua visão inovadora continua a impulsionar o surfe para novos horizontes.

Slater também reconhece a importância de proteger o meio ambiente, especialmente os oceanos. Ativo na defesa da preservação ambiental, ele se tornou um porta-voz da sustentabilidade, inspirando ações e mudanças para um futuro mais verde e equilibrado.

Sem dúvidas, Kelly Slater deixa um legado imenso no mundo do surfe. Sua paixão pelo esporte, sua dedicação e seu talento o colocaram na história como um dos maiores atletas de todos os tempos.

Números de Kelly Slater

11 vezes campeão mundial de surfe (1992, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 2005, 2006, 2008, 2010, 2011)
Mais títulos consecutivos: 5 (1994, 1995, 1996, 1997, 1998)
Maior número de vitórias no WCT: 56
Mais vitórias em uma temporada: 7

Assista mais vídeos no canal da World Surf League e Surf Radio 5513.

Veja mais

Todas as vitórias no Tour