Margaret River Pro 2024

Seis brasileiros nas oitavas

Gabriel Medina, Miguel Pupo, Samuel Pupo, Caio Ibelil, Italo Ferreira e Tatiana Weston-Webb seguem vivos no Margaret River Pro 2024 após o terceiro dia de disputas.

0
Gabriel Medina é o atual campeão da etapa.

O Brasil segue com seis dos nove atletas que começaram o Margaret River Pro 2024 após o terceiro dia de ação no evento. A WSL finalizou nesta terça-feira (16/4) a repescagem e o Round 3 dos homens em ondas com cerca de 1,5 metro, lisas pela manhã e muito mexidas durante a tarde no Oeste da Austrália. Gabriel Medina, Miguel Pupo, Samuel Pupo, Caio Ibelli e Italo Ferreira avançaram e seguem na briga pelo título da etapa. Tatiana Weston-Webb também está no jogo, porém não competiu no dia. Deivid Silva perdeu e foi cortado da elite. Yago Dora também foi eliminado, porém ainda tem chances de permanecer no CT. Luana Silva caiu na segunda-feira (15/4) e também deu adeus à primeira divisão do surfe mundial.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

A WSL começou o dia com as três últimas baterias da repescagem, cada uma com duração de 35 minutos. Depois a entidade deu início ao Round 3 em disputas simultâneas de 40 minutos, porém foi assim apenas até o sétimo duelo. Como as condições para o surfe pioraram no Main Break, a direção de prova optou por realizar confrontos separados com um total de 30 minutos. Após a realização do Margaret River Pro 2024 apenas os 22 melhores homens e as 10 melhores mulheres permanecerão na luta pelo título mundial. Todos os outros cairão para o circuito de acesso à elite, o Challenger Series.

Gabriel Medina foi o primeiro brasileiro a garantir vaga nas oitavas de final. O atual vencedor da etapa competiu na segunda bateria do Round 3 e superou o australiano Ryan Callinan.

O brazuca abriu a bateria no primeiro minuto com três manobras que valeram 4.17 pontos. Aos 3 ele rasgou duas vezes numa esquerda para colocar mais 5.00 no somatório. Ryan atuou pela primeira vez no confronto aos 10 minutos. O australiano rasgou duas vezes e fechou a apresentação com uma batida. A performance valeu 3.87 pontos.

Ryan Callinan cai para Gabriel Medina no Round 3.

A bateria seguiu morna até os 23 minutos, quando Ryan anotou 4.73 e Medina 5.93 pontos. Eles voltaram a surfar logo depois. O aussie subiu o nível com 7.67, mas o brasileiro disparou na frente com três potentes manobras que valeram 8.73 pontos. Em segundo lugar, Ryan precisava de 7.00 para vencer. O australiano ficou com a prioridade, mas nenhuma outra boa série apareceu no Main Break e o brazuca saiu da água vitorioso.

“Eu gosto de competir no overlapping heats, mas hoje estava um pouco devagar o mar, sem muitas ondas entrando nas baterias”, disse Gabriel Medina. “Estou feliz com a vitória certamente, mas espero que na próxima fase tenhamos mais ondas para surfar. Eu descobri como surfar essa onda ao longo dos anos e acho que já provei o meu potencial aqui. Vai ser bom surfar contra o John John (Florence), já estou ansioso para isso”.

Miguel passa duas fases – O segunda brasileiro que avançou as oitavas foi Miguel Pupo, porém ele precisou passar antes também pela repescagem.

O havaiano Barron Mamiya pegou as duas primeiras ondas da bateria, porém elas não renderam nada além de notas na casa dos 3 pontos (3.50 e 3.23). O convidado para a etapa, Reef Heazlewood atuou pela primeira vez aos 8 minutos. O australiano rasgou e executou três batidas em sequência para largar com 8.00 pontos. Miguel entrou em ação aos 10 minutos. O brasileiro rasgou, executou duas pancadas e fez mais uma curva perto da bancada seca do Main Break. A performance valeu 5.33 pontos.

Os três surfaram numa série aos 16 minutos de confronto. Barron executou quatro ataques, sendo os dois últimos os de maior destaque, e anotou 6.00 pontos. A direita de Reef também ficou lenta no início e a batida na junção foi a melhor manobra. A performance valeu 4.93 e ele se manteve na liderança. Miguel atuou por último, mas a onda não ofereceu boas seções e ele marcou 2.17 pontos. O brasileiro passou a buscar 4.18 para seguir vivo na etapa. Cinco minutos depois o australiano ampliou a vantagem na liderança com três batidas que valeram 6.17 pontos.

Miguel ultrapassou Barron aos 26 minutos. O brasileiro usou a prioridade, começou a apresentação com uma rasgada, depois bateu reto e com força, fez outro ataque ao lip e caiu numa pancada à junção. Ele anotou 6.63 e o havaiano passou a necessitar de 5.97 para não ser eliminado do evento.

A bateria chegou nos cinco minutos finais. Naquele momento os três pegaram ondas e trocaram notas. Miguel surfou primeiro e com fortes ataques melhorou sua situação na disputa com 6.00 pontos. Barron usou a prioridade para entrar na direita seguinte, que acabou sendo a pior da série. O havaiano anotou 5.43 e não saiu da última posição. Reef achou boas seções e garantiu a vitória com a nota 6.93.

Miguel Pupo passa duas fases e avança às oitavas de final.

Miguel barra Kanoa – O adversário de Miguel no Round 3 foi o japonês Kanoa Igarashi, que surfou as duas primeiras ondas na bateria, que foram esquerdas. Kanoa abriu com 0.63 e aos 13 minutos bateu duas vezes para anotar 5.67 pontos. O japonês seguiu ativo e na quinta atuação, aos 21 minutos, executou uma rasgada alongada além de uma batida para colocar mais 6.67 no somatório.

Os dois surfaram aos 24 minutos. Kanoa voltou a trocar de nota e inseriu mais 6.00 no somatório. Miguel rasgou, depois bateu e rasgou novamente para largar na bateria com 7.10 pontos. Dois minutos depois o brasileiro foi em busca dos 5.57 que precisava para assumir a liderança. O brazuca acertou duas pancadas e conquistou 6.20 pontos. Kanoa passou a buscar 6.64 para vencer.

O japonês retornou ao primeiro lugar aos 29 minutos. Kanoa rasgou, executou uum snap, um cutback e uma batida para anotar 7.10 e deixar o brasileiro na necessidade de 6.67 para seguir vivo no Margaret River Pro 2024. Miguel seguiu calmo e escolheu uma boa direita a 4 minutos do fim. O brazuca executou três batidas e uma rasgada. Ele comemorou muito a atuação. A nota 8.17 pontos valeu a vitória e uma vaga nas oitavas de final.

Miguel x Samuel: quem perder será cortado – O próximo adversário de Miguel é seu irmão Samuel. Quem perder o duelo será cortado do grupo de elite da WSL. Samuca garantiu vaga nas oitavas com virada perto do minuto final da bateria contra o italiano Leonardo Fioravanti.

Samuel começou melhor. Aos 9 minutos ele fez quatro ataques para estrear na bateria com 6.17 pontos. O duelo seguiu morno, com poucas ondas boas, e Leo só pegou sua segunda direita aos 31 minutos. O italiano rasgou três vezes para adicionar 7.00 ao somatório que já tinha 0.43 de sua primeira atuação.

Leo passou a ficar ativo no duelo. O italiano pegou duas ondas sem a prioridade. A primeira foi ruim, mas a segunda ofereceu boas seções que ele aproveitou para conquistar mais 4.50 pontos. Samuel ficou com 4 minutos para conseguir no mínimo 5.34 para avançar na etapa.

O brasileiro manteve a calma e fez o uso da prioridade quase no minuto final. Samuel rasgou duas vezes e bateu pra fechar a apresentação. Ele vibrou com a performance. A nota 6.60 pontos valeu a virada e uma vaga nas oitavas.

Caio segue vivo – Outro brasileiro que segue vivo na luta para se manter na elite é Caio Ibelli. O atleta superou o norte-americano Crosby Colapinto na 12ª bateria do Round 3

Caio abriu bem a disputa. Aos 4 minutos o brasileiro executou quatro manobras e anotou 7.50 pontos. Cinco minutos depois ele aproveitou uma onda deixada por Crosby e rasgou três vezes. O norte-americano fez sua primeira direita consistente na mesma série. O atleta conseguiu definir três manobras e caiu no quarto ataque. Os dois surfistas conquistaram 5.00 pontos.

O brasileiro seguiu ativo e voou em duas direitas. Na primeira ele caiu, mas na segunda acertou e ainda bateu pra fechar a apresentação. A performance valeu 6.00 e deixou o adversário na necessidade de 8.50 pontos para vencer.

Na metade da bateria de 30 minutos o brasileiro surfou novamente sem a prioridade. Caio executou uma rasgada, um cutback e bateu já bem perto da bancada de pedra. A nota 4.73 não alterou o somatório e o brasileiro perdeu uma das quilhas. Crosby pegou duas ondas enquanto ele foi até a praia para trocar de prancha. Na primeira o norte-americano errou um aéreo e na segunda acertou três manobras. A atuação valeu 5.97 e ele passou a buscar 7.53 para seguir vivo na etapa.

Caio Ibelli segue na luta para se manter na elite.

Caio usou a prioridade a 6 minutos do fim, fez dois ataques, porém não trocou de nota. Crosby ficou o restante do tempo no pico com o direito de escolha de onda, porém não teve mais oportunidades e se despediu da etapa em 17º lugar.

O brasileiro chegou no Oeste da Austrália em 29º lugar no ranking e com a classificação para as oitavas de final já melhorou sua pontuação. Ele precisa passar mais fases para se manter no CT 2024.

Galera na torcida por Caio Ibelli.

Italo sofre susto no fim, mas avança – Italo Ferreira avançou às oitavas de final e confirmou sua permanência no CT. O campeão mundial de 2019 não conseguiu se distanciar no placar e sofreu um susto no fim, porém venceu o norte-americano Kade Matson.

O surfista dos Estados Unidos foi quem começou ativo. Kade largou com 1.20 e aos 3 minutos executou quatro manobras para conquistar 4.50 pontos. A primeira atuação de Italo no confronto aconteceu aos 8 minutos. O brasileiro fez três ataques e anotou 5.83 pontos.

Os atletas voltaram a surfar antes da metade dos 30 minutos e Kade assumiu a liderança com a nota 4.00 pontos. Italo voltou para a primeira posição logo na sequência com 2.83, e aos 19 minutos trocou essa nota por 4.23 pontos. O norte-americano passou a buscar 5.57 para vencer.

Italo seguiu ativo enquanto Kade esperava por uma onda mágica sentado no pico. O brasileiro trocou de nota outras duas vezes (4.37 e 5.10) e o norte-americano chegou no fim precisando de 6.43 pontos. Kade entrou em ação a 14 segundos do término e executou três batidas. O duelo chegou ao fim e Kade ouviu a nota já perto do palanque. Os 5.83 não alteraram as posições. Ele foi eliminado do evento e cortado do grupo de elite. Já o brazuca garantiu vaga nas oitavas de final.

Italo Ferreira avança no Margaret River Pro 2024 e se mantém na elite do surfe.

Deivid é cortado – Deivid Silva competiu duas vezes nesta terça-feira, mas acabou eliminado do Margaret River Pro 2024 e cortado da elite. O atleta começou ativo na bateria da repescagem e surfou três ondas nos 5 minutos iniciais. Ele abriu com 0.50, mas depois cresceu com 4.50 e 6.17 pontos. O indonésio Rio Waida tinha uma nota fraca (0.37) e o sul-africano Matthew McGillivray ainda não havia surfado no duelo.

A disputa chegou na metade dos 35 minutos com Deivid na frente, O brasileiro trocou nota mais uma vez e com 5.87 aumentou a diferença para os adversários. Matthew estava em segundo lugar, tendo como melhor nota 5.00 pontos, e Rio em terceiro, com 3.00 sendo seu melhor score. O sul-africano precisava 7.04 para vencer e Rio de 4.34 para evitar a eliminação.

Matthew e Rio surfaram aos 21 minutos. O sul-africano fez boa apresentação e assumiu a liderança com 7.50 pontos. A direita do indonésio não ficou muito em pé e ele marcou 4.13 com rasgadas. Deivid atuou 3 minutos depois. O brasileiro executou três fortes ataques e voltou para o primeiro lugar com a nota 6.37 pontos.

O sul-africano retornou para a primeira posição no minuto final com a nota 6.50 e venceu a bateria. Deivid terminou em segundo lugar e também avançou na etapa. Rio segue no CT 2024 mesmo com a eliminação precoce no Margaret River Pro 2024.

Deivid Silva passa pela repescagem, mas cai na terceira fase.

Deivid perde com o segundo maior somatório do dia – Deivid precisava ir longe na etapa para se manter na elite. O brasileiro surfou muito bem no Round 3 e com a pontuação conquistada venceria qualquer uma das outras 18 disputas do dia. Ele competiu na primeira bateria da fase contra o havaiano John John Florence.

O confronto pegou fogo no início, com os atletas conquistando notas no critério excelente. John John abriu o duelo com uma onda intermediária. O havaiano executou duas rasgadas com grande amplitude, além de duas batidas. Deivid executou duas pancadas potentes e verticais numa direita da série. John John marcou 8.33 e Deivid 8.17 pontos.

Deivid fez outra boa apresentação aos 10 minutos. O brasileiro executou duas manobras poderosas numa direita que não era da série e abriu vantagem com 6.33 pontos. John John só surfou sua segunda onda aos 30 minutos. O bicampeão mundial rasgou, depois executou um layback, uma pancada forte e uma batida na junção. Ele necessitava de 6.67 para assumir a liderança e anotou 8.80 pontos. O brasileiro passou a buscar 8.96 para se manter na etapa.

O brasileiro foi para o tudo ou nada a 5 minutos do fim. Deivid usou a prioridade e executou quatro ataques, três deles poderosos. Logo depois do último, uma batida na junção, ele caiu da prancha. A nota só foi divulgada após o término da bateria e os 8.53 pontos não foram suficientes para ele vencer o confronto. Deivid chegou no Oeste da Austrália em 33º lugar no ranking e precisava sair da etapa entre os 22 melhores para se manter na elite. Com o resultado ele se despediu da prova e do CT 2024.

Deivid Silva dá show, mas cai para John John Florence.

Yago cai na repescagem – A primeira baixa brasileira masculina no Margaret River Pro 2024 foi Yago Dora. O surfista competiu na terceira bateria da repescagem e ficou atrás de dois norte-americanos. Cole Houshmand venceu e avançou com Kelly Slater para o Round 3.

Kelly abriu a bateria com 7.17 pontos. Logo depois o norte-americano aumentou a vantagem com mais 5.13. Yago começou com 2.17 e Cole largou com 6.50 pontos. O brasileiro tentou voltar para o jogo aos 12 minutos. Ele começou a atuação com duas rasgadas em seções lentas da direita e depois acertou uma forte batida. A performance valeu 4.67 e ele assumiu a segunda posição, entretanto Cole necessitava de apenas 0.34 para superar o brasileiro no placar.

Yago melhorou um pouco sua situação aos 21 minutos. O brazuca executou três manobras, anotou 5.53 e colocou a diferença em 3.70 para Cole. Quatro minutos depois Yago voou alto, mas caiu na aterrissagem.

Yago Dora perde de forma precoce no Oeste da Austrália.

O norte-americano assumiu a liderança aos 26 minutos. Cole acertou três batidas e conquistou 6.60 pontos. Yago ficou no pico com a prioridade e na necessidade de 6.98 para evitar a eliminação no Margaret River Pro 2024. Quatro minutos depois ele entrou em ação, mas após duas rasgadas caiu na tentativa de uma batida e não mexeu no placar. Yago ainda surfou uma esquerda, mas ela foi ruim e ele acabou eliminado.

Yago entrou na água em 17º lugar no ranking e terminou o dia na 21ª posição. Ele ainda corre o risco de ser cortado da elite.

Yago Dora ainda corre risco de ser cortado da elite.

Mais cortados / Kelly dá adeus ao circuito – Além de Deivid e Kade, outros seis surfistas foram cortados da elite nesta terça-feira. Um deles foi Kelly Slater, O norte-americano 11 vezes campeão mundial, maior nome do esporte de todos os tempos, passou pela repescagem, mas perdeu para o líder do ranking Griffin Colapinto no Round 3. Kelly ainda pretende participar de algumas etapas como convidado, porém não voltará a participar do circuito de forma integral.

“Eu não consegui realizar um milagre esta semana. Consegui alguns ao longo dos anos e ainda tinha essa esperança, mas perdi para o número 1 do mundo”, disse Kelly Slater, que nunca conseguiu vencer a etapa do CT em Margaret River. “Lutei com essa onda durante toda a minha carreira, então não era o lugar que eu gostaria de encerrar minha carreira. Eu pedi um wildcard (convite) para Fiji, então espero conseguir para quem sabe, dar o troco no Griffin (Colapinto) lá. Quero participar de alguns eventos ainda, mas apenas para me divertir”.

Os outros cortados no dia foram os havaianos de Maui, Ian Gentil e Eli Hanneman, os australianos Callum Robson e Jacob Willcox e o português Frederico Morais.

Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o Margaret River Pro 2024 acontece na manhã de quarta-feira (17/4) na Austrália, noite desta terça no Brasil devido ao fuso horário, às 20h15 (de Brasília). A WSL pretende começar o dia com as oitavas de final femininas. De acordo com a previsão o Main Break deve funcionar com séries de até 5 pés com vento terral pela manhã e maral a tarde.

O Main Break funcionou com boas ondas durante a manhã no Oeste da Austrália.

Margaret River Pro 2024

Repescagem Masculina

1 Callum Robson (AUS) 12.84 x John John Florence (HAV) 11.37 x Otis North (AUS) 10.73

2 Reef Heazlewood (AUS) 14.93 x Miguel Pupo (BRA) 12.63 x Barron Mamiya (HAV 11.43

3 Cole Houshmand (EUA) 13.10 x Kelly Slater (EUA) 12.50 x Yago Dora (BRA) 10.20

4 Matthew McGillivray (AFR) 14.00 x Deivid Silva (BRA) 12.54 x Rio Waida (IDN) 7.13

Round 3

1 John John Florence (HAV) 17.13 x 16.70 Deivid Silva (BRA)

2 Gabriel Medina (BRA) 14.66 x 12.40 Ryan Callinan (AUS)

3 Miguel Pupo (BRA) 15.27 x 13.77 Kanoa Igarashi (JAP)

4 Samuel Pupo (BRA) 12.77 x 11.50 Leonardo Fioravanti (ITA)

5 Griffin Colapinto (EUA) 11.87 x 6.17 Kelly Slater (EUA)

6 Ramzi Boukhiam (MAR) 13.06 x 12.43 Matthew McGillivray (AFR)

7 George Pittar (AUS) 13.26 x 12.87 Cole Houshmand (EUA)

8 Liam O’Brien (AUS) 15.00 x 14.17 Jacob Willcox (AUS)

9 Ethan Ewing (AUS) 14.33 x 11.37 Reef Heazlewood (AUS)

10 Seth Moniz (HAV) 10.60 x 10.10 Connor O’Leary (AUS)

11 Jordy Smith (AFR) 13.77 x 12.83 Frederico Morais (POR)

12 Caio Ibelli (BRA) 13.50 x 10.97Crosby Colapinto (EUA)

13 Jake Marshall (EUA) 11.84 x 11.33 Eli Hanneman (HAV)

14 Imaikalani deVault (HAV) 13.73 x 13.70 Ian Gentil (HAV)

15 Italo Ferreira (BRA) 10.93 x 10.33 Kade Matson (EUA)

16 Jack Robinson (AUS) 13.83 x 10.77 Callum Robinson (AUS)

Oitavas de final

1 John John Florence (HAV) x Gabriel Medina (BRA)

Miguel Pupo (BRA)Samuel Pupo (BRA)

3 Griffin Colapinto (EUA) x Ramzi Boukhiam (MAR)

4 George Pittar (AUS) x Liam O’Brien (AUS)

5 Ethan Ewing (AUS) x Seth Moniz (HAV)

6 Jordy Smith (AFR) x Caio Ibelli (BRA)

7 Jake Marshall (EUA) x Imaikalani deVault (HAV)

Italo Ferreira (BRA) x Jack Robinson (AUS)

Oitavas de final Femininas

1 Johanne Defay (FRA) x India Robinson (AUS)

2 Gabriela Bryan (HAV) x Isabella Nichols (AUS)

3 Molly Picklum (AUS) x Alyssa Spencer (EUA)

4 Brisa Hennessy (CRI) x Lakey Peterson (EUA)

5 Caitlin Simmers (EUA) x Sophie McCulloch (AUS)

6 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Tyler Wright (AUS)

7 Caroline Marks (EUA) x Sally Fitzgibbons (AUS)

8 Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Sawyer Lindblad (EUA)